sem título (2019)

Instalação para a exposição Entremoveres (no levante Nacional Trovoa). @Museu da Abolição, Recife. Fotos de Pri Buhr.

Se trata de uma confluência de temas que venho pesquisando desde 2015. A partir da obra “seja bruxa” (um GIF em estilo animated text que ao longo desses 4 anos foi se popularizando a ponto de ser recontextualizado em outras linguagens por pessoas de diferentes cidades do país) desenvolvo uma figura quasi humana que busca trazer a imagem da perseguição e da caça às bruxas misturando elementos caros à diáspora africana e aos povos originários. Na fogueira, a lembrança do capuz da Ku Klux Klan, dessa vez em pink e trazendo o GIF no “rosto” e no “peito”. No carvão queimado, uma taça de champagne quebrada, porém em pé, simboliza a vitória e a vingança da corrente espiritual das pombogiras nos terreiros de Umbanda e Jurema, uma vez que são essas mulheres que na vida e na morte trabalham com forças mágicas que muitas vezes são respostas diretas ao sistema de opressão e violência masculinos.

Negra Dimensão Relâmpago (2016)

Lightning Black Dimension (2016)

Exposição relâmpago em colaboração com Cristiano Lenhardt

An one-night show in collab with artist Criatiano Lenhardt

Vista de instalação com back projection e lasers em papel vegetal. Performance de composição e projeção ao vivo de gifs de apropriação e criados para a ocasião. 

Instalation view with back projection and lasers over vegetal paper. Site specific. Live projection of GIFs both apropriated and created for the occasion.